terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ponte ... finalmente, uma decisão!

A notícia não é a mais desejada. No entanto, foi o melhor que se conseguiu.
Meses de reuniões, contactos e iniciativas de vária ordem acabaram por levar a uma decisão que, não sendo a melhor, vai permitir a reabertura da ponte a viaturas ligeiras.
Depois de um período que se estima em um mês e meio para concurso e adjudicação da obra, as reparações começarão no princípio de Janeiro e, em finais de Fevereiro, haverá condições para abertura ao trânsito. Durante o ano e meio seguinte, continuarão as beneficiações, essencialemnte em períodos nocturnos, com indispensáveis cortes de circulação.
É hora de suportarmos o sofrimento que as circunstâncias impõem mas ... prepararmo-nos para novos esforços: uma ponte condigna, aberta a todo o tipo de tráfego e com duas vias, é essencial para o nosso Concelho e para toda a região!

domingo, 14 de novembro de 2010

Amenizar incómodos

Enquanto decorrem esforços para alcançar uma solução que vise a reabertura da ponte, vai-se tentando amenizar os graves incómodos que a situação provoca a pessoas e instituições.
Depois do estabelecimento de um "Posto de Atendimento" nas instalações camarárias de Vale de Mestre e de uma "carreira" semanal para a sede do Concelho, a Câmara Municipal concretizou a instalação de um cais de acostagem, para facilitar a entrada e saída de pessoas no barco.
Uma solução que, não sendo boa - dado que as variações do nível das águas não permitem criar uma estrutura mais compacta - melhorou consideravelmente o acesso dos cerca de 200 utilizadores diários.