domingo, 5 de dezembro de 2010

Assinatura e homologação de Protocolo

No passado dia 3 de Dezembro,  o Ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações, deslocou-se a Constância para - no Salão Nobre da Câmara Municipal - homologar o Protoclo que, momentos antes, havia sido assinado pelas Estradas de Portugal, pela REFER e pelas Câmaras Municipais de Vila Nova da Barquinha e de Constância.
Terminava, assim, uma longa história feita de episódios pouco agradáveis em que, ao longo de anos, se foi adiando a solução de um problema extremamente grave para a região e para o concelho de Constância.
A solução não é a mais desejada para o desenvolvimento económico da região pois o projecto de reparação da ponte prevê a reabertura a apenas viaturas ligeiras. No entanto, as enormes dificuldades impostas pelo encerramento levaram a não encarar outra hipótese que implicaria. pelo menos, mais 3 anos de interdição ao trânsito. Para além disso, o facto de as EP não poderem candidatar-se a fundos comunitários obrigou a que fossem as autarquias (ou apenas uma delas) a assumir a responsabilidade da obra, o que veio a recair na Câmara de Constância.
Agora, há que concretizar rapidamente o processo burocrático que leve ao início das obras já nos princípios de Janeiro a fim de que - tal como foi admitido recentemente - seja possível a reabertura da ponte em finais de Fevereiro, continuando a reparação por mais cerca de um ano e meio.